blog
PLANOS DE SAÚDE

De CLT para Prestador de Serviços PJ.

Tudo que você precisa saber sobre seu plano de saúde quando migra para Prestador de Serviço.

partner
Fernando Garcia

O mercado de trabalho está mudando e a forma de se contratar colaboradores também. A migração do modelo CLT para PJ já é uma realidade no Brasil.

Durante os últimos anos temos acompanhado um aumento exponencial de profissionais e executivos do mercado formal de trabalho deixando suas empresas para abrir seus próprios CNJPs - seja com o intuito de empreender ou simplesmente por terem que se adequar às novas circunstâncias impostas pelas empresas.

O fato é que existem vantagens tanto para as empresas quanto para aqueles que se tornam Prestadores de Serviços (PJs). Mas neste post, não iremos abordar se esse movimento é bom ou ruim. Vamos falar de como fica o benefício do plano de saúde de quem irá se tornar um PJ.

Perder o plano de saúde corporativo é uma das maiores preocupações de quem está nessa situação. Entenda o porquê:

  • O plano de saúde possui um custo alto e impacta diretamente na renda familiar.
  • Apesar de poderem, as empresas não são obrigadas por lei à manterem o plano de saúde para o "Novo PJ". E mesmo que queiram, as seguradoras possuem regras extremamente rígidas que limitam a contratação do plano para PJs.
  • Quase não existe mais plano de saúde individual e os que existem ou são muito caros ou possuem coberturas e serviços limitados.

Então, na maioria das vezes, cabe ao PJ contratar diretamente o seu plano de saúde usando o seu CNPJ/MEI. Se esse é o seu caso, o que você precisa saber?

  • Peça ao seu empregador ou baixe do app da seguradora atual a sua CARTA DE PERMANÊNCIA no plano de saúde. Ela será importante para isentar as carências no momento da contratação.
  • Se a sua nova empresa será uma MEI, você só poderá contratar um plano usando o seu CNPJ depois de 6 meses. Então negocie um extensão de prazo com o seu empregador.
  • Não espere muito tempo! Em média, contratar um novo plano de saúde demora de 15 a 20 dias.
  • Não são todas as seguradoras que possuem planos de saúde para 01 vida. A maioria delas exige no mínimo 02 ou mais vidas.

DICA: Busque por uma corretora de planos de saúde empresariais de confiança, que seja transparente com você e que tenha credibilidade no mercado.

Encontre agora o plano de saúde ideal para a sua empresa.

COMEÇAR
close