Quanto custa um plano de saúde empresarial?

O plano de saúde é uma das maiores despesas de uma empresa. Então, atenção antes de comprar.

Você sabia que um dos maiores custos de uma empresa é o plano de saúde? Depois dos salários essa é a maior despesa com pessoas e geralmente corresponde entre 10% a 12% do valor da Folha de Pagamento. Portanto, tenha cuidado no momento da contratação!

Recentemente a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar publicou uma pesquisa chamada Painel de Precificação de Planos de Saúde e, gostaria de compartilhar aqui uns dados interessantes que podem te ajudar a entender as melhores práticas no mercado. A pesquisa ajuda a responder algumas perguntas importantes como: Quanto custa um plano de saúde? Como escolher o melhor plano para minha empresa? Como funciona o reajuste dos planos?

Mas antes disso, gostaria de responder a primeira pergunta que passa na cabeça de todo PME: Oferecer plano de saúde para os funcionários da empresa é obrigatório por lei? NÃO e SIM! Segundo a legislação brasileira: Não. Mas existem alguns acordos ou contratos coletivos de trabalho que obrigam os empresários de determinados setores a oferecer Assistência Médica aos seus colaboradores. Caso você ainda não tenha se atentado a isso, procure orientação com o seu contador ou leia a Convenção Coletiva de Trabalho da sua empresa.

Vamos aos resultados da pesquisa:

1. Cobertura

A maioria das empresas (plano corporativo empresarial) contratam planos com coberturas: ambulatorial + hospitalar. Isso mesmo: as 2 coberturas juntas.

2. Valor médio

O valor médio varia de Estado para Estado mas podemos dizer que a média brasileira é de R$ 559,71 por mês levando em consideração faixa etária de 44 a 48 anos. Só para você ter uma ideia, no Rio de Janeiro este valor vai desde R$ 213,62 (0 a 18 anos) até R$ 1.245,91 (59 anos e mais).

3. Coparticipação

Nos últimos 5 anos houve um aumento significativo de planos empresariais com coparticipação. Mas algumas operadoras ainda não oferecem esta modalidade. A coparticipação surgiu como uma idéia de diminuir as idas a pronto atendimento e exames sem necessidade e isso reduz a sinistralidade que impacta diretamente no reajuste do plano.

4. Reajustes

Os reajustes dos planos acontecem a cada ano na data de aniversário de cada contrato e são calculados com base em três variáveis: Mudança de faixa etária, Utilização e Quantidade de Beneficiários no plano.

Mudança de Faixa etária: a média de 2017 foi de 19%.

Utilização: Quantidade de consultas médicas, demais despesas assistenciais, exames complementares, internações, outros atendimentos ambulatoriais, terapias. Vale lembrar que os maiores custos são com as Internações e, este valor interfere diretamente no percentual de reajuste da mensalidade.

Quantidade de beneficiários: Para as empresas PME’s com menos de 30 beneficiários (titular e dependente), é utilizado um único índice de reajuste para todo o grupo. Acima de 30 beneficiários o reajuste é definido com base no contrato e negociação entre as partes.

Aqui vem a segunda pergunta: Preciso buscar a orientação de um corretor de seguros para contratar o plano de saúde? Sim! A contratação dos planos de saúde e de alguns outros benefícios como plano odontológico, seguro de vida entre outros, só pode ser feita por intermédio de uma corretora de seguros (PJ) ou um corretor de seguros (PF) devidamente credenciados na SUSEP. É o corretor de seguros que indicará as melhores alternativas de planos a serem contratados informando os detalhes importantes, carências dos planos e respectivos preços além de preparar toda a documentação necessária tanto da empresa como dos colaboradores e dependentes.

Vale aqui um parêntese! (A Benefy é uma corretora cadastrada na SUSEP e por estratégia da empresa disponibiliza os valores dos planos e todas as informações na plataforma para ajudar na tomada de decisão. Além disso tem uma equipe de especialistas em Recursos Humanos para ajudar no processo.

Vale aqui uma explicação sobre um dos documentos que mais dá problema no cadastramento: Declaração de Saúde. A Declaração de Saúde serve de instrumento para avaliação do risco da empresa pela operadora. É com base nas informações ali contidas, que a operadora poderá restringir coberturas para determinados procedimentos, cirurgias e internações além de precificar as mensalidades. É importante esclarecer que a operadora não pode impedir a contratação de um plano de saúde em razão de idade, condição de saúde ou deficiência, mas ela precisa destas informações para analisar seu risco.

Na Declaração de Saúde é imprescindível que os colaboradores e dependentes não omitam qualquer tipo de informação para não sofrerem nenhuma consequência. Ela deve ser sempre preenchida a mão e assinada. Sem isso, nenhum processo caminha! E, para a isenção de carência, é sempre preciso enviar uma cópia da carteirinha do plano anterior.

Terceira e última pergunta: Depois que estiver tudo certo com o plano de saúde da empresa eu só vejo meu corretor na renovação? Tem corretor que sim, mas ele pode ajudar na inclusão e exclusão de colaboradores e dependentes, acompanhamento de faturas, orientações sobre algum processo ou contrato, entre outros itens. Já sei: Isso não aconteceu e você quer trocar de corretor, certo? Saiba que você pode solicitar esta troca em 2 períodos distintos:

1. Próximo ao prazo da renovação do contrato - 30 dias antes do vencimento do contrato você precisa comunicar a sua corretora atual sobre a mudança de corretor(a) ou;

2. No momento da troca do plano/operadora (se durante a vigência do contrato a empresa optar por outro produto). Aqui você pode nomear a corretora que cuidará do processo de transferência.

Leia também: Guia rápido de como contratar seu plano de saúde usando o seu CNPJ

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Não importa se a sua empresa é micro, pequena ou média. Na Benefy você encontra os melhores planos de saúde para empresas com menos de 30 vidas.

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