Reajustes retroativos dos planos de saúde em 2021.

Juliana Mello
BENEFY ShareBENEFY FacebookBENEFY TwitterBENEFY LinkedIn

Este mês de janeiro passamos as primeiras semanas explicando para nossos clientes os aumentos dos planos de saúde retroativos referentes a 2020 e, gostaria de compartilhar aqui com vocês.

Pra entender melhor os aumentos eu vou dividir este blog em 03 partes:

  • Reajustes dos planos de saúde
  • Cenário dos planos de saúde em 2021
  • Percentual de Reajuste de planos de saúde para 2021

Parte 1: Reajustes dos planos de saúde

Como se calculam os reajustes dos planos?

Planos Individuais e Familiares

O  percentual (%) de reajuste é determinado pela ANS e leva em consideração a Variação dos Custos Médico-Hospitalares (VCMH) + Mudança de Faixa Etária (quando ocorrer).

Planos Empresariais

O  percentual (%) de reajuste é negociado diretamente entre a operadora e leva em consideração a Variação dos Custos Médico-Hospitalares (VCMH) + Mudança de Faixa Etária + Índice de Sinistralidade da empresa (utilização do plano pelos colaboradores).

Planos para PME (até 29 vidas)

O  percentual (%) de reajuste é informado pela seguradora/operadora e leva em consideração a Variação dos Custos Médico-Hospitalares (VCMH) + Mudança de Faixa Etária + Índice de Sinistralidade de todas as empresas PME que estão naquela seguradora (utilização do plano de todos no pool).

Quando os reajustes são aplicados?

Os reajustes são aplicados em 2 momentos distintos. No mês que a pessoa faz aniversário, caso caso mude de faixa etária (mudança de faixa etária) e, no mês que assinou o contrato a cada 01 ano de vigência (reajuste anual). Se quiser entender um pouco mais sobre reajuste, acesse o blog: Reajustes de Plano de Saúde.

Parte 2: Cenário dos planos de saúde em 2021

Em agosto de 2020 para reduzir o impacto causado pela pandemia do coronavirus, a ANS determinou a suspensão do reajuste de todos os planos de saúde existentes no Brasil, acumulando assim todos os aumentos para o ano seguinte.

Planos Individuais e Familiares

Nenhum plano individual teve reajuste no ano de 2020.

Planos Empresariais

Planos que seriam reajustados entre setembro e dezembro não sofreram reajustes exceto se solicitado pela empresa.

Planos para PME (até 29 vidas)

Planos que seriam reajustados entre setembro e dezembro não sofreram reajustes.

No dia 19 de novembro, a ANS analisando o impacto financeiro da medida, determinou que os reajustes retroativos deveriam ser pagos  durante os 12 meses de 2021 iniciando em janeiro.

Este foi o motivo que todas as pessoas que possuíam plano de saúde assinado antes do ano 2020 receberam um valor adicional a ser pago. Algumas operadoras deram a opção do pagamento a vista com desconto. Outras somente informaram os valores a serem pagos e incluíram na mensalidade do plano.

Frente a essa medida, tivemos 03 cenários:

  1. Empresas que não receberam nenhum aumento: foram as empresas que assinaram o contrato do plano de saúde em 2020 e os segurados não mudaram de faixa etária.
  2. Empresas que receberam um pequeno aumento: empresas que assinaram o contrato do plano de saúde em 2020 mas tiveram segurados que mudaram de faixa etária entre setembro e dezembro de 2020. Neste caso, as empresas receberam um boleto com o aumento da faixa etária de 2020 acumulado e, verificaram um aumento no valor total do plano de saúde para 2021 devido a esta mudança de faixa.
  3. Empresas que receberam aumento significativo: empresas que assinaram o contrato do plano de saúde antes de 2020 e que teriam os reajustes entre setembro e dezembro de 2020 + tiveram segurados que mudaram de faixa etária no mesmo período. Neste caso, as empresas receberam um boleto com o aumento do plano e da faixa etária de 2020 acumulado para ser pago em 12 vezes ou a vista e, verificaram um aumento no valor total do plano de saúde para 2021 – aumento e mudança de faixa.

Este último foi o pior cenário e o que mais impactou os valores do plano de saúde.

Parte 3: Percentual de Reajuste de planos de saúde para 2021

Os reajustes de planos de saúde para 2021 foram diferentes dependendo da categoria e negociação das operadoras.

Planos Individuais e Familiares

A ANS definiu um percentual máximo de reajuste de 8,14% válido de maio de 2020 a abril de 2021. Isso significa que a mensalidade de janeiro já foi reajustada de acordo com este percentual e, em maio de 2021 poderá ter um novo reajuste referente a maio 2021 a abril 2022. Fique atento!

Planos Empresariais

Os reajustes foram negociados entre as operadoras e as empresas diretamente e com base na sinistralidade  da empresa. No valor do boleto de janeiro, as empresas pagaram os planos de saúde com o percentual de reajuste acordado e receberam um segundo boleto de pagamento de plano de saúde referente aos aumentos de 2020.

Planos para PME (até 29 vidas)

Os planos de saúde para PME sofreram os reajustes anuais de acordo com a tabela abaixo. Os percentuais de reajustes foram definidos por cada operadora/seguradora analisando todo o pool de pequenas empresas. E, os reajustes foram aplicados aos contratos quem fizeram 01 ano entre setembro e janeiro.

  • Amil: 13,88%
  • Bradesco: 12,56%
  • Care Plus: 22,70%
  • Notredame: 12,19%
  • Porto Seguro: 14,57%
  • SulAmérica: 12,88%
  • Omint: 12,59%

Vale lembrar que em todos os casos pode ter tido mudança de faixa etária.

Se você possui um plano de saúde empresarial com até 29 vidas e, quiser reavaliar os valores do plano de saúde, acesse a Benefy: www.benefy.com.br que a cotação será realizada no mesmo minuto e ainda pode contar com a ajuda de especialistas.

Descubra.
Compare.
Cote.
Contrate.
BENEFY Direita Branca
BENEFY Close
BENEFY Close

Faça agora uma cotação online para a sua empresa.

COTAR